Em busca de aventuras

E lá fomos nós da Família Andrade em busca de mais uma aventura.

Hoje com 42 anos retornando depois de 22 anos no terceiro ponto mais alto do Brasil com 2.891 metro de altitude.

O nome Pico da Bandeira surgiu por escolha do imperador Dom Pedro II, no ano de 1859, que determinou a instalação de uma bandeira imperial no cume da montanha. Naquela época, o Pico era tido como o ponto mais alto e imponente do Brasil Imperial. Apesar de hoje não ocupar a posição de maior montanha do País, o Pico da Bandeira ainda é, entre as três maiores, o mais acessível, além de ser a montanha brasileira de maior isolamento topográfico, ou seja, a montanha com maior distância em relação a outra com mesma altitude, ocupando a 21ª posição no ranking global e 5ª no ranking das Américas. 

O Pico da Bandeira também é um dos pontos mais frios da Região Sudeste, com temperatura média na casa dos 15°C no Verão, podendo alcançar até -14°C no inverno. O Pico pode ser acessado tanto por Minas Gerais quanto pelo Espírito Santo. A principal entrada está situada no lado capixaba e o acesso pode ser feito pela Portaria Capixaba do Parque Nacional do Caparaó, que está situada no distrito de Pedra Menina, localizado no município de Dores do Rio Preto, a 250 quilômetros de Vitória.


Chegar no ponto mais alto da Região Sudeste é uma prova  para você mesmo.

São vários os obstáculos, inclusive o fator idade pois quando novo foi uma fase em subir de madrugada, em não ir tão bem preparado e do jeito que foi ...rsrsrs foi, mas agora não. Foi tudo de bom.


Herança de família é a adrenalina, o Jeep não poderia faltar até porque meu avo Nanci tinha um.


Eu Dusurf e minha esposa Liliane na portaria do Parque Nacional do Caparaó.


Primeiras passadas e várias fotos. Até ai tudo bem.

Localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó é um dos destinos mais procurados pelos adeptos do montanhismo no Brasil. Abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude.


Terreirão e a vista para o Pico encoberto.


Além das trilhas, os visitantes podem se deliciar com banhos em cachoeira e piscinas naturais, observar deslumbrantes visuais da Serra do Caparaó e região, com belos espetáculos no alvorecer e no pôr do sol.


O parque dispõe de quatro áreas de acampamento pela portaria de Alto Caparaó em MG - “Tronqueira” e “Terreirão” - e pela Portaria de Pedra Menina no ES - “Macieira” e “Casa Queimada”, com sanitários, lava-pratos, mesas, bancos e quiosques (estes últimos apenas na “Tronqueira”) e, ainda, churrasqueiras nas áreas de visitação denominadas “Vale Verde” e  “Macieira”.


8º Graus no Terreirão.


Lá em baixo fica localizado o terreirão onde minha esposa ficou. Tirou nota 10 em ter chego no Terreirão, muito feliz pela sua conquista pessoal.


De braços abertos para a vida.


Simbora pois a caminhada é longa


Parada para beber água.. tirar uma foto e seguir em frente.




Parceira de vida e de viagens.


Dicas para acessar o Pico da Bandeira:

 

- Por conta das baixas temperaturas, é recomendado que se leve roupas de frio. No inverno, roupas de frio mais pesadas e térmicas são extremamente necessárias;

- É necessário levar itens, como alimentos, kits de primeiros socorros e higiene pessoal. Caso queira acampar, levar também barracas;

 

- É importante, por questões de segurança, a contratação de guia de turismo local para conduzir o passeio da melhor maneira possível.

 

Para mais informações sobre o funcionamento do parque, acesse https://www.icmbio.gov.br/parnacaparao/



Entrada de Alto Caparaó.

A vida é uma só. 

Viva o agora.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário